Quem Somos

CBA - Comitê Brasileiro de Acrobacias e Competições Aéreas

Fundado em 2011, o CBA foi criado por pilotos acrobatas que buscavam reduzir a burocracia envolvida na prática da acrobacia aérea, uma nova instituição, com novas metas e métodos, conduzida por uma mentalidade dinâmica e adaptável.

Após anos sem a realização de campeonatos, em abril de 2011, houve o evento Acrotraining, considerado como o evento que foi primeiro passo para o retorno da acrobacia de competição no Brasil, onde os pilotos voaram as sequências da IAC e CIVA e foram julgados e pontuados por seu desempenho nos voos, a partir desse momento, a ideia da criação de uma nova entidade que pudesse defender os interesses da acrobacia aérea de competição começou a ganhar forma.

No dia 23 de outubro de 2011, em comemoração ao Dia do Aviador na Estância Teimoso (Campo Largo-PR), houve um encontro com a presença de vários pilotos, que formaram uma assembleia que resultou na criação oficial do CBA, tendo como sede inicial a cidade de Porto Alegre-RS. O primeiro presidente da instituição foi Luiz Carlos Basson Dell’Aglio [In Memorian].

As duas metas mais urgentes da instituição eram reduzir a burocracia para a prática de acrobacias aéreas e a retomada dos campeonatos. Em 2013 foi realizado o primeiro campeonato do CBA, organizado por Robson André Textor [In Memorian]. O evento marcou a retomada da realização de campeonatos no Brasil, com a participação de 25 pilotos competidores.

Desde então, graças ao empenho de todos os diretores, apoiadores e patrocinadores, mais de 10 campeonatos foram realizados. A quantidade de competidores aumentou com total segurança e sem ocorrência de acidentes durante as competições, reforçando o compromisso do CBA com a segurança de voo.

Diretoria CBA (2024-2026)

Presidente: Christiano Pereira de Oliveira

Vice-Presidente: Arthur Mazzucato de Lima

Tesoureiro: Rafael Augusto Stanczyk

Vice-tesoureiro: William Rambo
 

Diretor Técnico: Guilherme censoni

Delegado Internacional: Marcio de Souza Oliveira

Diretor secretário: Henrique Sansão Araújo Freire

Diretor de Arbitragem: Rafael Daré Aguirre

Diretor Social e de Eventos: Maria Cristina Falaschi

Diretor de Vôo de Formação: Thiago de Aguiar Sabino
 
Diretor de Segurança de Vôo: Marcelo Arlindo Menegati
 
Conselho Fiscal Efetivo: Jairo Yancovitz, Abdul Sebastião Pholman Junior e Plinio Daniel Lins Brandão Veas
 
Suplentes de Conselho Fiscal: Sergio Fernandes de Souza Junior e Artur Sant’Anna Halboth
 
Colaboradores do Dpto. de Marketing: Sergio Fernandes de Souza Junior, 
Henrique Sanção Araujo Freire, Artur Sant’Anna Halboth e Alan Joel Meireles.